Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Charles Frederick Worth (1825-1895)


Este homem é Charles Frederick Worth, considerado como The Father of Haute Couture. O fenômeno que ele operou foi conseguir deixar de ser visto como um artesão qualificado para tomar a posição de um artista cuja visão de mundo merecia ser respeitada, adorada... e seguida!

Nascido na Inglaterra, Worth foi para Paris e abriu sua própria Maison em 1858. A revolução instituida por ele pode ser resumida em quatro pontos:
  1. Foi o primeiro a assinar as roupas concebidas por ele;
  2. Worth se colocava perante suas criações não como um artesão, mas como um artista;
  3. Foi o primeiro a estabelecer mudanças periódicas em suas criações;
  4. Foi um dos primeiros a exibir suas roupas em manequins de carne e osso, então chamadas de sósias, dando início também a profissão de modelo.
Portanto, ao assinar suas roupas, ele se negou a ser visto como um mero artesão, abrindo caminho para o posterior desenvolvimento do estilista. Também, ao estabelecer um caledário, com intuito de apresentar seus novos modelos, ele contribuiu com o estabelecimento da moda com mudanças preestabelecidas.

O principal diferencial inserido por Worth foi que suas clientes não mais determinavam o vestido que ele deveria realizar (como era de cotume na época), mas ele é que determinava o que elas deveriam vestir. Além disso, para ser vestida por Worth, uma mulher deveria ser apresentada por uma cliente já estabelecida. Em suma: fez com que se tornasse um privilégio para uma mulher ser vestida por ele. E essa mudança fez toda a diferença, abrindo caminho ao profissional que dita e aconselha o que é elegante, apropriado, enfim, oque está na moda.

"Depois de um longo período sob a vontade dos príncipes, o estilista passou a ser o príncipe".
                                                                                                 Frédéric Monneyron.





Nenhum comentário:

Postar um comentário